sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Famosos Compositores

          Como todos os instrumentos, o clarinete ganha vida quando você toca. Em geral o que você toca será composto de músicas - apenas uma pequena parte do que clarinetistas tocam é improvisada como no jazz ou música popular como Klezmer. Algumas composições são marcos importantes, famoso pela música do clarinete e, portanto, bem conhecida, mesmo com o grande público, como Mozart e concertos para clarinete de Weber, o início da Rhapsody in Blue de Gershwin ou "gato" em "Pedro e o Lobo".

           A seguir você encontra uma pequena lista dos compositores mais famosos e importantes do ponto de vista do clarinete. Estes não são currículos completos, apenas micro-resumos. Pode haver ligações que mostram informações mais detalhadas.
          Você não vai encontrar Johann Sebastian Bach, Beethoven e Wagner: Em dias de Bach não havia clarinetes, e, tanto quanto eu sei que nem Beethoven nem Wagner compôs algo tão especial ou espetacular para nós, músicos do clarinete (apesar de serem mestres em usar o clarinete como um instrumento sinfônico).

Antes do período clássico (Barroco): 

George Frideric Händel (1685 - 1759)

Carl Philipp Emanuel Bach (1714 - 1788)

Johann Stamitz (1717-1757)

Stamitz não só era um excelente tocador do clarinete, mas, ao mesmo tempo, o maestro da orquestra real Mannheim ("Mannheimer Hofkapelle") e escreveu música para que ensemble. O Mannheimer não eram necessariamente a primeira orquestra que tinha clarinetistas como parte fixa de sua seção de vento de madeira (a partir 1757), mas aumentou consideravelmente a popularidade do clarinete. Isso se deve, principalmente, à qualidade da própria orquestra e suas turnês acontecendo em toda a Europa. Stamitz escreveu uma série de concertos a solo agradáveis ​​que influenciou todos os compositores posteriores, inclusive, fora do curso, Mozart.

Período clássico: 

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791)
          O compositor mais famoso escreveu a peça mais conhecida de música clássica para clarinete, também: O concerto de A (seu segundo movimento lento é ainda melhor conhecido por algumas pessoas como a música do filme de "fora de África" ​​Mozart viveu em uma época em que o clarinete ainda era novo e, portanto, interessante, por um lado, mas tecnicamente avançado que essas peças difíceis já podia ser dominado no ano de 1778 Mozart escreveu a seu pai:.! "se tivéssemos clarinetes Você não pode imaginar o que é uma grande sinfonia com flautas, oboés e clarinetes pode fazer! "Desde 1780 o clarinete era o instrumento favorito de Mozart e, posteriormente, especialmente o chifre Bassett (um clarinete de profundidade) e ele se tornou um amigo próximo com o clarinetista infame Anton Stadler. Para ele escreveu o mais famoso dos concertos para clarinete. 

Jan Václav Knezek (1745 - 1806) 

          O Bohemian compositor escreveu concertos a solo que podem ser ouvidos no rádio freqüência, eles têm melodias agradáveis ​​e mostrar os pontos fortes dos instrumentos, especialmente no concerto para dois clarinetes. Knezek trabalhou na orquestra da corte de Thurn und Taxis como clarinetista e compositor empregada. Foi um bom trabalho, e ele estava livre e ganhou prêmios extras para composições - muito em contraste com o seu amigo, o conhecido músico de trompa francesa Stich, conhecido como "Punto" (punto significa picada - Alemão: Stich - em italiano), que era um escravo musical no mesmo tribunal. Ambos fugiram para a Alemanha - onde a escravidão foi abolida muito mais cedo - mais tarde.

František Kramar (1759 - 1831) [ou Franz Krommer] 

          O Bohemian compositor escreveu vários concertos a solo agradáveis, que são tocados freqüentemente nas rádios clássicas. Eles são autistas, mas agradável de ouvir. O estilo de Kramar é típico de sua época, que era a hora de viajar virtuosos clarinete. Eles pediram impressionantes obras de compositores famosos, muitas vezes porque o público queria ouvir algo novo e espetacular.

Período romântico: 

Louis Spohr (1784 - 1859)
          Hoje Louis Spohr não é tão conhecido como Mozart ou Weber, mas em seus dias ele era muito popular. Ele começou a escrever para seu amigo, o clarinetista Johann Simon Hermstedt (1778-1846). Hermstedt era um músico tecnicamente brilhante, e todos os quatro concertos (1808-1829) estão cheios de dificuldades técnicas em todos os registros do clarinete. No início Spohr não sabia exatamente o que era possível no clarinete e não torná-lo fácil para Hermstedt, que em troca melhorou a mecânica de seu instrumento. Isso deu ao desenvolvimento técnico do clarinete muito de um empurrão.

Karl M. v Weber (1786-1826)
          Ao lado de composições de Mozart para clarinete de Weber são os mais famosos e mais frequentemente tocadas. Ele escreveu para seu amigo, o clarinetista Heinrich Baermann. Weber sabia pontos fortes e fracos do instrumento muito melhor do que Spohr - e depois Baermann não era tanto um músico técnico como Hermstedt. Isso fez com que pedaços de Weber tão satisfatório. Depois de um concerto bem sucedido, ele escreveu a um amigo: "Toda a orquestra ficou louca e exigiu concertos de mim. Eles estão correndo selvagem escrito ao Rei (Ludwig da Baviera) e do conselho musical ...".

Johannes Brahms (1833 - 1897)
          Brahms já tinha parado de compor, mas muito parecido com Mozart conheceu Stadler e escreveu para ele como Weber escreveu para Baermann, Brahms conheceu o Sr. Mühlfelds e escreveu o op clarinete trio. 114, o quinteto op. 115 (1891) e da op duas sonatas de clarinete. 120 em Fá maior e menor Eb (1894). Isso foi há cem anos mais tarde do que Mozart, e o Instrumento foi avançado em técnica de som, o que reflete no resultado.

George Gershwin (1898 - 1937)
          George Gershwin foi um dos primeiros jazz sinfônico escrito; que é o uso de elementos de jazz em uma peça que é composta para orquestra sinfônica. Com isso, ele criou uma tradição em que muitos compositores sinfônicos que escrevem para musical e filmes continuaram até hoje como Aaron Copland, Leonard Bernstein e John Williams. 
Pode-se certamente discutir em que medida George Gershwin faz parte da tradição romântica (eu penso assim) ou deve ser considerado "moderno". 

Período moderno: 

Sergei Prokofiev (1891 - 1953)
          Música moderna russa - que é o que Prokofiev representa, mesmo que você não pode pensar isso em primeiro lugar. Sua obra mais famosa, "Pedro e o Lobo", está no estilo e design muito "moderno". Mas Prokofiev estava convencido de que o compositor moderno deve ser popular, também, ou então o público só iria ouvir música pop primitivo - e então ele escreveu a música, que irá facilmente preencher salas de concerto de hoje. 
"Pedro e o Lobo" não é um concerto de clarinete, mas no início os personagens musicais são introduzidos: Peter (Violines), o pássaro (flauta), o pato (oboé), o avô (fagote) e do gato (clarinete) . Em apenas um pouco, inofensivo sintonia som (mas tente tocar você mesmo ...) Prokofiev demonstra a capacidade e características do clarinete. Provavelmente o mais famoso sintonia clarinete de todos eles.


Bela Bartok (1881 - 1945)

          Este compositor tem suas raízes na música folclórica húngara, que é uma música asiática (que não deve ser confundida com a do gênero de danças húngaras Johannes Brahms - estes são na sua maioria músicas ciganas). Peças de Bartók tem conceitos rítmicas inusitadas. Ele escreveu algumas peças para clarinete que Benny Goodman ordenou, e isso por si só já lhes deu algum interesse público.

Francis Poulenc (1899 - 1963) 

          Música moderna francesa - Poulenc era um membro do grupo de "Six" em Paris. Ele tinha uma abordagem radical para a música moderna, mas teve períodos mais tradicionais também. Hoje alguns de seus trabalhos são peças padrão para o estudante clarinete - que é quando você está um pouco avançada. No entanto, este, dificilmente se tornarão música popular e dificilmente encher uma sala de concertos. Então, você não vai ouvir muito dele nas rádios comerciais em horário nobre .

Darius Milhaud (1892 - 1974) 

          Sendo um dos compositores modernos franceses Milhaud não é muito conhecido fora do mundo da língua francesa. Isso é uma pena, já que ele escreveu mais de 450 peças, algumas em estilo muito popular, especialmente os "Scaramouche" - danças latino-americanas - que compôs para Benny Goodman. Uma dessas danças, a "Brasileira", é tocada no rádio de vez em quando. Você pode ouvir que Milhaud fez um trabalho para o serviço diplomático da França na América do Sul há algum tempo. Apesar de ser moderno, Milhaud foi um harmonist agradável, que era fascinado pelo ritmo.

Aaron Copland (1900 - 1990) 

          Como Gershwin, Bernstein, Milhaud e B. Goodman, Aaron Copland também tinha suas raízes na tradição musical judaica - isso mostra, também, em sua história pessoal como estudante de Rubin Goldmark em Nova York e Nadia Boulanger em Paris. Seus trabalhos como compositor cedo - e depois novamente como muito tarde compositor - eram intransigente modernos e uma parte de 12 tonal (e como resultado eles não foram bem sucedidos do ponto de vista comercial). Mas entre ele teve uma fase em que ele escreveu o estilo popular e até mesmo jazz-like (algo como Gershwin). Nesta fase, ele escreveu seu concerto de clarinete, sendo a mais conhecida obra "clássica" da música clarinete composta dentro dos EUA - mais uma vez uma composição escrita para Benny Goodman. 

Gerald Finzi (1901-1956)

          Um compositor Inglês que escreveu um atrativo, pastoral concerto de clarinete.








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